Se ligue nos eventos, professor!

(MT) II JDP – Jornada de Descrição do Português

II JDP – Jornada de Descrição do Português

Evento que integra o STIL 2011 (8º Simpósio Brasileiro de Tecnologia
da Informação e da Linguagem Humana)
Cuiabá, Mato Grosso, Brasil
Data do STIL 2011: 24 a 26 de outubro de 2011
Página do STIL 2011: http://www.ufmt.br/stil2011/
Página da II JDP: http://www.nilc.icmc.usp.br/~arianidf/jdp/

***** Descrição da II JDP
A Jornada de Descrição do Português objetiva aproximar linguistas e pesquisadores da área de computação, integrando mais efetivamente essas duas áreas que precisam atuar de forma interdisciplinar para promover avanços no processamento automático da língua portuguesa. A Linguística Descritiva, em especial, tem enorme potencial para aportar conhecimentos ao Processamento Automático de Língua Natural (PLN), de maneira a colocar a língua portuguesa numa posição de destaque no cenário mundial, fazendo frente às demais línguas (inglês, francês, espanhol, etc.) que vislumbraram essa interdisciplinaridade já na
década de 1960. É com esse objetivo que convidamos nossos colegas linguistas a submeterem trabalhos de linguística descritiva à II JDP, a ser realizada em um único dia durante o 8th Brazilian Symposium in Information and Human Language Technology (STIL 2011), que será realizado em Cuiabá (MT), de 24 a 26 de outubro de 2011, no hotel Holiday Inn Hotel Cuiabá.

***** Instruções para elaboração dos trabalhos
Os trabalhos submetidos à II JDP devem estar no formato PDF ou DOC e seguir o padrão da Sociedade Brasileira de Computação (SBC) (link), sem as informações de filiação. Os artigos devem ser escritos em português e não ultrapassar o limite de 3 páginas (incluindo as tabelas, figuras e referências bibliográficas). Os autores podem descrever trabalhos com resultados/ análises parciais ou concluídos sobre os seguintes temas: Estudos de Fonética e Fonologia, Estudos do Léxico (Lexicologia, Lexicografia e Terminologia), Estudos de Sintaxe, Estudos de Semântica, Estudos de Texto e Discurso.

***** Instruções para submissão
Os artigos devem ser enviados para o endereço eletrônico descriport@gmail.com. O e-mail de submissão deve apresentar o seguinte "assunto" ("subject"): "Submissão: JDP". Será enviada uma confirmação de recebimento da submissão. Caso esta não seja recebida em até 48 horas, solicitamos o reenvio do trabalho.

***** Critérios para avaliação
Os trabalhos submetidos serão encaminhados a pelo menos 2 assessores que compõem o Comitê Científico do evento II JDP. Para a avaliação, serão observados os seguintes critérios: (a) conformidade com os temas previstos; (b) clareza na exposição das idéias; (c) relevância do trabalho para o evento.
Os trabalhos aprovados podem ser apresentados em formato de comunicação oral ou de pôster, segundo a orientação do Comitê Científico.

***** Datas importantes
Submissão: 15/06/2011
Notificação: 20/08/2011
Versão final: 04/09/2011
Evento/STIL: 24 a 26/10/2011

Observação: A data específica da II JDP depende da programação preliminar do STIL 2011, que está em elaboração.

Organizadores
Profa. Dra. Ariani Di Felippo (DL/UFSCar/NILC)
Dra. Magali Sanches Duran (ICMC/USP/NILC)

0 comentários:

Postar um comentário

Eventos

Eventos Acadêmicos - Por Feeds

O piso é lei!

O piso é lei!

Seguidores