Se ligue nos eventos, professor!

Jornal Nacional: MEC defende que aluno não precisa seguir algumas regras da gramática para falar de forma correta.

O livro de português distribuído pelo Ministério da Educação defende que a maneira como as pessoas usam a língua deixe de ser classificada como certa ou errada e passe a ser considerada adequada ou inadequada.
Para ler o tão comentado capítulo do livro 'Por uma vida melhor', acesse:

Depoimento da Professora Amanda Gurgel: a Educação no Brasil (10/05/11)

Professora Amanda Gurgel silencia Deputados em audiência pública.
Depoimento resumindo o quadro da Educação no Brasil.
Educadora fala sobre condições precárias de trabalho no RN/BRASIL.
(10/05/2011)
Entrevista da Professora Amanda Gurgel (RN/TV)
Professora Amanda Gurgel, do RN, fala sobre situação crítica da educação e vira heroína nas redes sociais.

(RS) I Seminário Internacional de Língua, Literatura e Processos Culturais

A Universidade de Caxias do Sul, em comemoração aos 50 anos do Curso de Letras e 10 anos do Programa de Pós-Graduação em Letras, Cultura e Regionalidade, realizará, no período de 25 a 28 de outubro de 2011, o I Seminário Internacional de Língua, Literatura e Processos Culturais, focalizando a seguinte temática: regionalidade e interdisciplinaridade.

(MT) II JDP – Jornada de Descrição do Português

II JDP – Jornada de Descrição do Português
Evento que integra o STIL 2011 (8º Simpósio Brasileiro de Tecnologia
da Informação e da Linguagem Humana)
Cuiabá, Mato Grosso, Brasil
Data do STIL 2011: 24 a 26 de outubro de 2011

Observatório da Educação: Investir 7% do PIB em 10 anos não sinaliza a urgência da educação para a sociedade, diz presidente do CNE.

Qui, 12 de Maio de 2011 
A meta nº 20 do projeto de Plano Nacional de Educação (PNE), que estabelece o investimento de 7% do PIB em dez anos, não exprime a urgência da educação no Brasil. A avaliação é de Antônio Carlos Ronca, presidente do Conselho Nacional de Educação (CNE).

Observatório da Educação: Sistema Nacional de Educação só deve ser regulamentado daqui a quatro anos, diz representante do MEC

Qui, 12 de Maio de 2011
Uma das expectativas em torno do novo Plano Nacional de Educação (PNE) era a definição das responsabilidades de cada um dos entes federados (municípios, estados e União) na execução das metas e estratégias do documento.

Observatório da Educação: Projeto do PNE não fixa custo mínimo por aluno para garantir qualidade do ensino.

Qui, 12 de Maio de 2011 18:34
Conselho Nacional de Educação vai apresentar emenda para incluir CAQ no plano; mecanismo inverte a lógica de financiamento e prevê investimento mínimo para garantir a qualidade

[PNE] PL-8035/2010 - Aprova o Plano Nacional de Educação para o decênio 2011-2020 e dá outras providências.

PL-8035/2010 - Aprova o Plano Nacional de Educação para o decênio 2011-2020 e dá outras providências. (function() { var scribd = document.createElement("script"); scribd.type = "text/javascript"; scribd.async = true; scribd.src = "http://www.scribd.com/javascripts/embed_code/inject.js"; var s = document.getElementsByTagName("script")[0]; s.parentNode.insertBefore(scribd, s); })();
Para acompanhar a tramitação do PNE na Câmara, acesse:
http://www.camara.gov.br/internet/sileg/Prop_Detalhe.asp?id=490116

Plataforma Freire: Cursos para professor recebem inscrições até dia 29 de maio

Diretores das escolas públicas podem indicar, até 29 de maio, os professores de sua unidade escolar nos cursos de extensão e de aperfeiçoamento oferecidos por meio da Plataforma Freire.
A formação é uma parceria entre a Secretaria de Educação Básica (SEB), a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (Secad) e a Secretaria de Educação Especial (Seesp) com instituições públicas de ensino superior, e atenderá professores de todos os entes da federação.

Curso Online: "Agentes Ambientais" (UANE)

A questão ambiental ganhou nas últimas décadas, um espaço social relevante, fazendo-se presente no cotidiano das pessoas e das instituições. No mundo de hoje, já se coloca a necessidade de refletir e de agir sobre os impactos e ameaças que pesam sobre a qualidade de vida no planeta Terra.

(RJ) PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU: Trabalho, Tecnologia e Educação

Trabalho, Tecnologia e Educação  
A transição para o século XXI vem marcada por profundas mudanças nas relações sociais, políticas e econômicas. Inserido nesse processo, o tripé trabalho, tecnologia e educação é apontado, pelas mais diferentes correntes do pensamento, como instrumento de competitividade dos países em geral e componente essencial para os países emergentes alcançarem o desenvolvimento sustentável, propiciando a formação de aspectos sócio-econômicos vitais para o embate contra as mazelas sociais que marcam essas sociedades.

(RJ) PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU: Educação e Contemporaneidade (UnED de Nova Friburgo)

Educação e Contemporaneidade (UnED de Nova Friburgo)
O curso de Especialização em "Educação e Contemporaneidade" pretende possibilitar a qualificação e atualização do profissional da área da Educação, enquanto sujeito propositor e mediador de conhecimentos. Para isso, viabiliza a obtenção de novos conceitos e experiências para o aprimoramento do conhecimento acerca da relação entre as práticas educativas e a contemporaneidade, de forma a desenvolver a relação entre a reflexão teórica e a atividade docente. São nossos principais objetivos: a) especializar recursos humanos na área da Educação; b) possibilitar a expressão e a fruição de conhecimentos produzidos nas diferentes ciências humanas; c) propor procedimentos que facilitem o diálogo interdisciplinar; d) aprofundar as reflexões sobre a contemporaneidade e sua relação com as prátivas de educação; e) desenvolver habilidades referentes aos processos de pesquisa.

(RO) IV - SED - Seminário de Educação: Interculturalidade e Formação docente

O Seminário de Educação da Universidade Federal de Rondônia é uma iniciativa dos campi de Vilhena, Rolim de Moura e Ji-Paraná. Seu início ocorreu em 2008, sendo realizado em Vilhena. Nos anos seguintes, ocorreu nas duas outras cidades. Agora em 2011, na sua quarta edição, retorna à Vilhena, tendo acumulado já uma valiosa história de reflexões sobre as problemáticas inerentes à Educação e à Cultura. Salta aos olhos, nessa história, o fato de ser o SED o polo para o qual são atraídas as preocupações em torno do caráter necessariamente intercultural que precisa ter a educação quando pensada a partir do contexto de nossa região. 

Chamada para publicação: Revista Letrônica (PUCRS)

A Revista Letrônica do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Letras da PUCRS convida pesquisadores a contribuírem com um artigo inédito sobre:
LINGUÍSTICA
Título: Diálogo e suas interfaces
Os artigos do próximo número devem versar sobre aspectos referentes ao tema em foco. Assumindo-se um escopo de interfaces, serão contemplados textos que estejam relacionados à questão da análise do Diálogo sob a ótica de processos semânticos, pragmáticos, sintáticos, ou quaisquer outras áreas da Linguística que possam dar enfoque a essa questão.

Chamada para publicação: Revista Práticas de Linguagem (UFJF)

A Comissão Editorial da Revista Práticas de Linguagem já está recebendo trabalhos (relatos, entrevistas e resenhas) para a segunda edição (vol. 1, n. 2 – jul/dez de 2011). Envie sua contribuição!
Os trabalhos referentes ao volume 1, n. 2 serão aceitos até 31/05. Contudo, como a Revista recebe artigos em fluxo contínuo, os autores podem enviá-los em qualquer época do ano; caso aceitos, serão alocados nas edições futuras da Revista Práticas de Linguagem.

(RN) V Encontro das Ciências da Linguagem Aplicadas ao Ensino (ECLAE)

O Grupo de Estudos Linguísticos do Nordeste (GELNE) e a Universidade Federal do Rio Grande do Norte anunciam a realização do V Encontro das Ciências da Linguagem Aplicadas ao Ensino (ECLAE) em Natal, entre 12 e 15 de outubro de 2011.

Chamada para publicação: Revista (Con)textos Linguí­sticos (UFES)

A Revista (Con)textos Linguí­sticos do Programa de Pós-Graduação em Linguística da UFES, está recebendo artigos inéditos sobre fenômenos linguísticos, de pesquisadores doutores, brasileiros e estrangeiros, para publicação no v. 2, n. 5, referente ao segundo semestre de 2011 (versão impressa e *on line*).

(ES) Jornada sobre Ensino de Línguas Estrangeiras (JELE)

Nos dias 05 e 06 de agosto de 2011 acontecerá a I Jornada sobre Ensino de Línguas Estrangeiras (JELE) da UFES. O evento pretende iniciar uma troca de saberes entre a Universidade, a escola pública e privada e os Centros de Línguas do país, de maneira que os estudos sobre o ensino de língua estrangeira ganhem maior visibilidade, principalmente, no estado do Espírito Santo que, historicamente, possui uma riqueza linguística indiscutível.

Lei Nº 11.738/2008 - Regulamenta a alínea “e” do inciso III do caput do art. 60 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias, para instituir o piso salarial profissional nacional para os profissionais do magistério público da educação básica.

Presidência da República
Casa Civil
Subchefia para Assuntos Jurídicos
LEI Nº 11.738, DE 16 DE JULHO DE 2008.

Curso a distância de Qualificação em Tecnologia Digital para estudantes,

A Universidade Federal de Goiás, por meio do Laboratório de Tecnologia da Informação e Mídias Educacionais - LabTime e apoio do Ministério da Educação/MEC e Secretaria de Ensino Básico/SEB, está ofertando 10.000 (dez mil) vagas, do Curso Aluno Integrado: Qualificação em Tecnologia Digital, para alunos do ensino médio, devidamente matriculados em qualquer escola da rede pública de ensino do Brasil.

Mec: Experiências de estímulo à leitura podem receber premiação de R$ 30 mil

Terça-feira, 05 de abril de 2011 - 11:42

MEC: Piso salarial do magistério é constitucional, diz o Supremo

Quinta-feira, 07 de abril de 2011 - 11:10
O Supremo Tribunal Federal (STF) considera constitucional o piso salarial nacional do magistério, atualmente de R$ 1.187,14. A decisão da Corte, tomada na tarde de quarta-feira, 6, decorre da análise da Ação Direta de Inconstitucionalidade nº 4.167, ajuizada em outubro de 2008 pelos governos do Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Ceará.

História em quadrinho sobre o uso consciente da internet.

Produzida pela ONG SaferNet.
Para baixar:
http://www.safernet.org.br/site/sites/default/files/HQ-SaferDicas_web.pdf

UNESP lança 50 livros digitais gratuitos

Em 2010, 44 títulos foram publicados sob o selo Cultura Acadêmica
 
Por meio da Editora Unesp e da Pró-Reitoria de Pós-Graduação (Propg), a Universidade lançará na quarta-feira (27/04) 50 livros virtuais gratuitos, já disponíveis aqui. Os títulos integram o selo Cultura Acadêmica e dão continuidade à Coleção Propg Digital, que oferece obras inéditas para download.

Eventos

Eventos Acadêmicos - Por Feeds

O piso é lei!

O piso é lei!

Seguidores