Se ligue nos eventos, professor!

(RJ) III Encontro do Fórum de Estudantes de Origem Popular - FEOP



 III Encontro do Fórum de Estudantes de Origem Popular no Rio de Janeiro


 Local: Observatório de Favelas do RJ – Maré

Temática: “Cotas estigmatizam! Mito ou realidade?”

  Período para Realização: Novembro – 20 a 22 de 2009.


 Público Mobilizado:

Ø      Coordenadores do Programa Conexões de Saberes;

Ø      Bolsistas do Programa Conexões de Saberes;

Ø      Estudantes Secundaristas;

Ø      Representantes de Comunidades e Movimentos Sociais;

Ø      Professores, Estudantes e Técnicos Administrativos;

Ø     Representantes do Fórum Nacional de Estudantes de Origem Popular e;

Ø      Estudantes dos Cursos de Pré-Vestibulares Comunitários.

 O evento, será sediado no Observatório de Favelas do Rio de Janeiro, receberá estudantes, professores, representantes de comunidades populares, autoridades, militantes de movimentos sociais.

O Encontro terá como tema transversal o entendimento sobre a dimensão e importância política das Ações Afirmativas que visam o ingresso e permanência de Estudantes de Origem Popular na Universidade Pública, buscando contribuir de modo efetivo na elaboração de uma agenda de políticas públicas para democratização da universidade brasileira, em especial, as IFES do Estado do Rio de Janeiro.

O encontro, também objetiva, o debate sobre o impacto das cotas na vida acadêmica dos estudantes afro-brasileri@ s de origem popular no que tange a sua auto-estima e o receio de uma possível estigmatização por conta do entendimento de que elas [as cotas] seriam uma espécie de benesse e não uma conquista do Movimento Negro Organizado. Outro objetivo do encontro é fortalecer politicamente o FEOP enquanto espaço de debate e proposições permanente para as demandas e anseios  dos estudantes de origem popular no tangente ao ingresso e permanência com qualidade na universidade pública.

Acreditamos que essa atividade se inscreve em um momento decisivo da sociedade brasileira, onde a democracia consolida seus alicerces e a universidade é convocada a se inserir em um projeto de nação que seja de todos os cidadãos e cidadãs.

Para tanto, o compromisso e a participação individual e coletiva são essenciais para o pleno êxito de nossos propósitos.

É nesse contexto que apresentamos a proposta de realização do III Encontro do Fórum de Estudantes de Origem Popular – RJ sobre a temática “Cotas estigmatizam! Mito ou realidade?”. Entendemos que o Fórum de Estudantes de Origem Popular fortalece uma rede educacional inovadora, formada por professores, técnicos administrativos, estudantes, movimentos sociais, representantes de comunidades e autoridades, em prol de uma educação universal acompanhada das Políticas de Ações Afirmativas de Acesso e Permanência.

Maiores informações no blog do FEOP:  feop.blogspot. com


Atenciosamente,

Sabrina Almeida

Representante Feop-Unirio

 

0 comentários:

Postar um comentário

Eventos

Eventos Acadêmicos - Por Feeds

O piso é lei!

O piso é lei!

Seguidores