Se ligue nos eventos, professor!

(SP) II Congresso Internacional de Neologia das Línguas Românicas - CINEO 2011

Dando continuidade ao I Congresso Internacional de Neologia das Línguas Românicas (Cineo2008), celebrado em Barcelona em maio de 2008, o Projeto TermNeo (Observatório de neologismos do português brasileiro contemporâneo) e a Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo estão organizando o II Congresso Internacional de Neologia das Línguas Românicas (Cineo2011), com o apoio de diferentes organismos acadêmicos e administrativos, nacionais e internacionais.

O Congresso ocorrerá de 05 a 08 de dezembro de 2011, na Universidade de São Paulo, e terá como patrono o Prof. Dr. Evanildo Bechara, eminente gramático da língua portuguesa e membro da Academia Brasileira de Letras.

O Cineo2011 está dirigido a pesquisadores, grupos de pesquisa e organismos, públicos e privados, e a todas as pessoas interessadas na criação lexical e no desenvolvimento do léxico das línguas românicas. As mudanças que ocorrem em todos os grupos sociais refletem-se no léxico das línguas e estas necessitam criar novas palavras que reflitam o avanço científico, tecnológico, artístico, econômico e social, por que passa essa sociedade em um determinado momento de sua história. Essas novas palavras são criadas com os recursos vernaculares de que dispõe uma língua, já herdados do latim no caso das línguas românicas, ou recebidas de outros idiomas, especialmente o inglês, nos dias contemporâneos.

A vitalidade das línguas românicas, assim como as influências que recebem de outros idiomas, será amplamente debatida neste Congresso, que também se abre para questões mais amplas como os aspectos teóricos, metodológicos, gramaticais e tipológicos da neologia, bem como suas relações com a informática e com a sociedade contemporânea, dentre outras.

Todos os interessados na neologia das línguas românicas estão convidados a apresentarem uma proposta de comunicação.


Línguas oficiais do Congreso

Todas as línguas românicas são línguas oficiais do Congresso.

Local do Congresso

Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas
Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
Universidade de São Paulo
Av. Luciano Gualberto, 403
05508 900 São Paulo, Brasil

Site: http://www.fflch.usp.br/dlcv/neo/cineo2011/hp_ptbr.html

0 comentários:

Postar um comentário

Eventos

Eventos Acadêmicos - Por Feeds

O piso é lei!

O piso é lei!

Seguidores