Se ligue nos eventos, professor!

(MG) X ENCONTRO DE LINGUÍSTICA DE CORPUS

O X Encontro de Linguística de Corpus convida profissionais de Linguística, Linguística Histórica, Linguística Aplicada, Ciências da Informação, Computação e outras áreas que utilizem a Linguística de Corpus para que apresentem trabalhos concluídos ou em desenvolvimento dentro desta área multidisciplinar. O X ELC será realizado entre os dias 11 e 12 de novembro de 2011 na Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais (Belo Horizonte, MG), imediatamente após a V Escola Brasileira de Linguística Computacional, que acontecerá nos dias 9 e 10 de novembro de 2011.
Nesta edição do ELC, pretende-se abordar o tema ANÁLISE DA LINGUAGEM BASEADA EM CORPORA. Serão selecionados trabalhos de pesquisa concluídos ou com resultados relevantes para apresentação oral e em pôsteres, sem sessões paralelas. Espera-se que os trabalhos submetidos abordem como a pesquisa proposta articula-se com a Linguística de Corpus, fazendo sínteses e/ou avanços da teoria, da metodologia, de pressupostos ou apresentando resultados empíricos de áreas conexas à Linguística de Corpus, tais como as abaixo, mas não se limitando a elas:
Análise de Discurso / Gênero / Texto;
Bilinguismo;
Compilação de corpus;
Descrição linguística;
Desenvolvimento de ferramentas de análise;
Engenharia de linguagem;
Ensino de línguas;
Etiquetagem de corpus;
Filologia;
Fonologia;
Fraseologia;
Lexicografia;
Lexicologia;
Metáfora;
Morfologia;
Pragmática;
Semântica;
Sintaxe;
Sociolinguística;
Terminologia e linguagens de especialidade;
Tradução;
Web como Corpus.

Adicionalmente, autores de trabalhos em andamento, sem resultados finais, poderão submeter resumos para a sessão especial de Trabalhos em Andamento, que consistirá em apresentações de slides (PowerPoint) concomitantes. Doutorandos, Mestrandos ou Alunos de Iniciação Científica, assim como pesquisadores podem submeter seus resumos.

Seguem as normas para a submissão de resumos para as duas modalidades acima explicitadas.
(1) COMUNICAÇÃO ORAL E PÔSTER
Os resumos, anônimos, deverão seguir as seguintes normas:
-conter entre 600 e 1000 palavras (ser escrito em português ou inglês o que determinará a língua de apresentação do trabalho),
- título centralizado, em maiúsculas, fonte Times New Roman, tamanho 12, negrito;
-a seguir, após pular uma linha, deve vir o texto, escrito em fonte Times New Roman, tamanho 12, normal, sem notas de rodapé, símbolos fonéticos ou caracteres não usuais para o padrão do Microsoft Word.
Pede-se ainda que os autores não se identifiquem no corpo do texto para que não haja comprometimento do processo de avaliação.
Os resumos devem conter as seguintes partes:

contextualização;
revisão de literatura;
objetivos do trabalho;
metodologia;
resultados;
conclusão.
Os resumos enviados serão objeto de avaliação por parte da Comissão Científica que deverá observar os seguintes aspectos: adequação às normas estabelecidas para a elaboração do resumo; pertinência do trabalho aos temas sugeridos pelo Encontro; redação clara e objetiva; relevância do trabalho para a Linguística de Corpus. Juntamente com a resposta será indicada a forma de apresentação: oral ou pôster.
(2) TRABALHOS EM ANDAMENTO

Esta sessão do ELC destina-se à apresentação de trabalhos de pesquisa em Linguística de Corpus ainda não finalizados/defendidos cujos resultados ainda não sejam expressivos ou indicativos. Para participar o interessado deve submeter um resumo de até 350 palavras no qual deverão constar: título provisório, nome do autor (e nome do orientador, quando for o caso) e instituição com indicação de linha de pesquisa, data de início da pesquisa e previsão de data de conclusão ou defesa.
O resumo pode ser escrito em português ou inglês o que determinará a língua de apresentação do trabalho.
O corpo do resumo deve indicar qual a proposta do trabalho, quais as questões de investigação e qual a metodologia de estudo selecionada, como também deve mencionar possíveis resultados esperados. Referências bibliográficas devem limitar-se a 05, indicadas logo abaixo do texto do resumo.
Os trabalhos aceitos serão apresentados na sessão especial em formato de slides. Cada autor deverá expor o seu trabalho em laptop próprio aos interessados. A apresentação não deverá exceder o tempo máximo de 10 minutos. Haverá mesas e cadeiras para acomodação dos apresentadores e dos interessados na sua apresentação.

DATAS IMPORTANTES

Data final para envio de resumos: 25 de maio de 2011.
Notificação dos autores: 10 de julho de 2011.
Realização do Encontro: 10 e 11 de novembro de 2011.

SUBMISSÃO

Os resumos devem ser submetidos através do seguinte link do sistema de conferências EasyChair: 
https://www.easychair.org/conferences/?conf=elc2011 
até a data limite indicada acima. Juntamente com a aceitação do trabalho será indicada a forma de apresentação: oral ou pôster para pesquisas com resultados substanciais, e slides para trabalhos em andamento.
ENDEREÇO DE EMAIL PARA CONTATO: elc2011.secretaria@gmail.com
SITE DO EVENTO:
http://www.letras.ufmg.br/linguisticacorpus2011

0 comentários:

Postar um comentário

Eventos

Eventos Acadêmicos - Por Feeds

O piso é lei!

O piso é lei!

Seguidores