Se ligue nos eventos, professor!

Textos em sala de aula: A ratoeira na fazenda (Autoria desconhecida)

    Será que um rato pode nos dar uma lição?
     Conta-se que, um certo dia, um rato, olhando pelo buraco na parede, viu o fazendeiro e sua esposa abrindo um pacote. Pensou logo no tipo de comida que haveria no pacote.
     Ao descobrir que era uma ratoeira ficou aterrorizado e saiu correndo pelo pátio da fazenda gritando para todos:

Vídeo: PGM 01 -- PRINCÍPIOS GERAIS DA LINGUÍSTICA

O programa discorre sobre a Lingüística moderna com o auxílio de Maria Cristina Altman, professora-coordenadora do CEDOCH, o Centro de Documentação e Historiografia da Lingüística da USP. Ela conta como o suíço Ferdinand de Saussure (1857-1913) revolucionou o pensamento do século XX, contribuindo para a fundação de uma ciência da linguagem. O alvo da análise é o Curso de Lingüística Geral, que define as línguas naturais como objeto de estudo do lingüista. Significante e significado, sintagma e paradigma, sincronia e diacronia são algumas das dicotomias para as quais a professora Altman chama atenção.

Texto: A marca do amor

   Um menino tinha uma cicatriz no rosto, os colegas de seu colégio não falavam com ele e nem sentavam ao seu lado, na realidade toda vez que o viam franziam a testa devido à cicatriz ser muito feia.
    A turma então se reuniu com o professor e foi sugerido que aquele menino não freqüentasse mais o colégio, o professor levou o caso à diretoria do colégio, está o ouviu e chegou à seguinte conclusão: que não poderiam tirar o menino do colégio, e que conversariam com o menino e ele seria o ultimo a entrar em sala de aula, e o primeiro a sair, desta forma nenhum aluno veria o rosto do menino, a não ser que olhassem para trás.

Texto: Cinderela - James Finn

      Era uma vez uma pré-mulher (menina) chamada Cinderela, cuja mãe verdadeira morrera quando ela era pequena. Poucos anos depois, seu pai casou-se com uma viúva que tinha duas filhas. A mãe-por-enlace-matriminial-paterno-e-não-por consangüidade (madrasta) de Cinderela tratava-a cruelmente e, suas irmãs-não-carnais (meias-irmãs) faziam com que ela trabalhasse duro, como se fosse uma trabalhadora-afro-americana-sem-proventos (escrava).

G1: 'A gente precisa de ajuda para ontem', diz professora agredida com bola. [28/10/11]

Educadora foi atingida por bola de basquete em Campinas, SP, e desmaiou. Para a professora, a estrutura do sistema educacional chegou ao limite.
A professora de educação física Maristela Marçal, agredida por um aluno com uma bola de basquete em Campinas, no interior de São Paulo, disse ao G1 nesta sexta-feira (28) que a violência é reflexo das deficiências estruturais da educação. Ela dá aulas há 19 anos - 12 deles na Escola Municipal Padre Francisco Silva, onde o caso aconteceu na tarde de quinta-feira (27).

Estadão: Violência contra docentes deixa marcas. [30/10/11]

    A primeira ameaça veio após 23 anos de magistério. 'Você é muito abusada. Aqui nesta escola não se manda bater. Se manda matar.' Nádia de Souza, de 55 anos, sentiu as pernas tremerem e o coração disparar, mas insistiu. Por cinco meses, apartou brigas entre alunos e ouviu barbaridades, como a do menino de 13 anos que colocou a mão em formato de pistola na sua cabeça e disparou a sentença: 'Você aqui não é nada'.

Texto: Pedidos de um filho. [Autoria desconhecida]

O que todo pai deve saber antes de começar a ensinar.
Pai, não me dê tudo que peço. Às vezes peço somente para obter, para compensar, para chamar a atenção. Não me dê ordens. Se ao invés de ordens me pedisse as coisas com firmeza e carinho eu as faria rapidamente e com muito mais alegria. Não me faças promessas. Se me prometer um prêmio, dê-me, mas também dê-me o castigo, se prometido. Não me corrija as faltas diante dos outros, ensina-me a ser melhor quando estivermos sozinhos e com o seu exemplo. Não me compare com ninguém, principalmente com meu irmão ou irmã. Se me fizer sentir pior que os outros eu sofrerei muito mais. Não grite comigo. Respeito-o mais quando você fala comigo, e não me faça gritar também. Deixe-me andar com meus próprios pés, ter minhas próprias emoções. Se você fizer tudo por mim, eu jamais terei a alegria de poder aprender. Quando estiver enganado em alguma coisa, admita-o, pois crescerá muito mais a minha estima por você, e isso me ensinará a reconhecer os meus próprios erros. Trate-me com a mesma amabilidade e cordialidade com que trata seus amigos, assim, aprenderei com você o respeito e a amizade. Eu aprendo muito vendo seu comportamento diário diante de tudo. Isso é a base de toda formação do meu futuro caráter. Lembre-se que meus ouvidos escutam melhor a quem admiro mais, você. Então fique atento aos seus atos diante de mim. Quando eu estiver atravessando momentos difíceis, ajude-me. Tente me compreender. Demonstre o seu amor por mim. Gosto de sentir que sou amado. Preciso de segurança para crescer. Ensine-me a aprender, e não a imitar os outros, ou mesmo você. Ensine-me o que é ser livre, pois só assim poderei criar um mundo livre!

(GO) Curso on-line: Educação Integral e Integrada [UFG]

nforma que estão abertas de hoje, 26 de outubro até o dia 14 de novembro de 2011, as inscrições para o processo seletivo de cursistas. O curso é destinado para portadores de diploma do ensino médio e/ou superior interessados em discutir a educação integral nas escolas brasileiras.

Eventos

Eventos Acadêmicos - Por Feeds

O piso é lei!

O piso é lei!

Seguidores