- Exercitar o trabalho em grupo e o poder de influência e persuasão.
MATERIAL:
Papeletas , nas repectivas cores, com as orientações para cada participante.
LIMITE DE PARTICIPANTES:
Não há limites.
DURAÇÃO: 40 minutos
DESENVOLVIMENTO:
1. O facilitador deverá informar, antes de iniciar a dinâmica, que todas as instruções necessárias estarão nas papeletas serão entregues a cada um e que todos devem seguir EXATAMENTE as instruções contidas nestas.
2. O objetivo da dinâmica (para os participantes) será a de convencer o maior número de pessoas a votar em sua COR, escolhendo-a como preferida. Nem todos terão uma cor para representar. Pode-se omitir o objetivo da dinâmica (para os participantes) de forma a deixar que o próprio grupo resolva a situação.
3. Ao iniciar os participantes poderão andar livremente pela sala durante uns 10 minutos.
4. Passado o tempo o facilitador pedirá que todos se sentem e irá verificar o resultado da votação, ou seja, quem irá votar em qual COR. É muito provável que cada um vote apenas em sua própria cor.
FINALIZAÇÃO:
Apurado o resultado da votação o facilitador irá conduzir uma discussão digirida a respeito de quais eram as posições de cada participantes, como foi a argumentação, etc.
ANEXOS:
NÃO DEIXE QUE NINGUÉM LEIA AS ORIENTAÇÕES ESCRITAS NO SEU PAPEL. Papel: INICIADOR Posição: Defenda a cor VERDE usando todos os argumentos que levem o grupo a escolher a sua cor. Contudo, não seja radical, contribua para o consenso. |
NÃO DEIXE QUE NINGUÉM LEIA AS ORIENTAÇÕES ESCRITAS NO SEU PAPEL. Papel: SOLICITADOR DE INFORMAÇÕES Posição: Defenda a cor AZUL usando todos os argumentos possíveis para que o grupo escolha a sua cor. Mostre suas idéias e colha as idéias do grupo. |
NÃO DEIXE QUE NINGUÉM LEIA AS ORIENTAÇÕES ESCRITAS NO SEU PAPEL. Papel: SOLICITADOR DE INFORMAÇÕES Posição: Defenda a cor AZUL usando todos os argumentos possíveis para que o grupo escolha a sua cor. Mostre suas idéias e colha as idéias do grupo. |
NÃO DEIXE QUE NINGUÉM LEIA AS ORIENTAÇÕES ESCRITAS NO SEU PAPEL. Papel: DOMINADOR Posição: Defenda a cor VERMELHA mostrando a inviabilidade das outras cores. Domine, imponha suas idéias para que só o VERMELHO seja escolhido. |
NÃO DEIXE QUE NINGUÉM LEIA AS ORIENTAÇÕES ESCRITAS NO SEU PAPEL. Papel: MEDIADOR Posição: Procure amenizar o grupo sugerindo uma cor nova, como por exemplo o AMARELO. |
NÃO DEIXE QUE NINGUÉM LEIA AS ORIENTAÇÕES ESCRITAS NO SEU PAPEL. Papel: DIFICULTADOR Posição: Não aceite a escolha do grupo, impeça qualquer possibilidade de consenso. Faça brincadeiras e conte piadas. Proponha sempre uma cor diferente das que estejam sendo propostas pelos integrantes do grupo. |
NÃO DEIXE QUE NINGUÉM LEIA AS ORIENTAÇÕES ESCRITAS NO SEU PAPEL. Papel: COORDENADOR Posição: Procure o consenso, se possível a unanimidade. Ouça os elementos do grupo, procurando satisfazer a todos, procure coordenar os esforços dos membros a fim de que o grupo atinja seu objetivo. |
NÃO DEIXE QUE NINGUÉM LEIA AS ORIENTAÇÕES ESCRITAS NO SEU PAPEL. Papel: PERTURBADOR Posição: Sua única posição é ser contra qualquer coisa. Tumultuar a reunião do grupo é o seu lema. |
NÃO DEIXE QUE NINGUÉM LEIA AS ORIENTAÇÕES ESCRITAS NO SEU PAPEL. Papel: DOMINADOR Posição: Defenda a cor VIOLETA sendo radicalmente contra qualquer outra cor. |
NÃO DEIXE QUE NINGUÉM LEIA AS ORIENTAÇÕES ESCRITAS NO SEU PAPEL. Papel: INDECISO Posição: Você muda de opinião a cada apresentação. Não consegue se decidir por nenhuma cor. |
NÃO DEIXE QUE NINGUÉM LEIA AS ORIENTAÇÕES ESCRITAS NO SEU PAPEL. Posição: Sua posição é ser contra a cor VIOLETA e a favor da cor VERDE. Até aceita outra cor se for convencido de que é melhor. |
NÃO DEIXE QUE NINGUÉM LEIA AS ORIENTAÇÕES ESCRITAS NO SEU PAPEL. Posição: Sua posição é livre. Você pode escolher qualquer cor de sua preferência. NÃO DEIXE QUE NINGUÉM LEIA AS ORIENTAÇÕES ESCRITAS NO SEU PAPEL. Posição: Procure saber o motivo de cada participante e, depois, faça a sua escolha por uma outra cor que não esteja relacionada. |
0 comentários:
Postar um comentário